quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O Latim do Povo

Olá pessoal, já fazia um tempinho(mentira, fazia era um tempão), que eu não postava nada por aqui não é mesmo? :) Passou até meu niver, mas isso é assunto para outro post xD

Hoje em dia, as pessoas utilizam bastante o Latim em seu cotidiano. Frases célebres, faladas por Heróis da antiguidade, tanto como provérbios advindos de mestres e filosófos que dominavam a língua.

Sempre que há uma Conclave (Reunião do alto escalão da Igreja Católica, para a nomeação de um novo Papa pelo falecimento do antigo), logo após a decisão ser tomada, eles jogam algo na chaminé pra dar uma fumaça branca e anunciam em Latim: "Habemus Papam" que significa: temos um Papa.

Em cima de uma colina, estava Alexandre Magno (O Grande) e em cima daquela colina, predestinado a avançar e conquistar terras jamais exploradas pelo seu povo enunciou as palavras: "Alea Jacta Est" que significa: "A Sorte está lançada" e partiu à conquista ou à derrota colocando seus trunfos à própria sorte e hoje podemos ver nos anais da História suas conquistas e feitos pela sua coragem e predestinação de alcançar grandes feitos. Esta frase foi recentemente falada pelo ator Murilo Benício que faz o Victor Valentim protagonista da novela Tí-tí-tí da Rede Globo.

"Modus Operandi" é o modo de operar, simplificando: Como usar xD

Segundo a Wikipédia: "Quid pro quo é uma expressão latina que significa: tomar uma coisa por outra" em outras palavras: Tú me ajudas que eu te ajudo. É bastante utilizada por empresários aos seus fornecedores, e vice-versa :-)

"Habeas Corpus", muito utilizado e falado atualmente quando algúem obtêm a liberdade condicional. Habeas é haver, Corpus é corpo. Seria como se algúem pudesse ter seu corpo novamente, ficar em liberdade.

"Carpe Diem", palavra utilizada no filme: "Sociedade dos Poetas Mortos" que significa: Viva bem o dia, ou seja viva o hoje como se não existisse amanhã, Curta sua vida como se ela fosse acabar a qualquer momento e vocÊ não sabe. Esta é a minha filosofia e vivo assim xD


O famoso etc... que usamos bastante é na verdade o Et Cetera, que quer dizer: Outras coisas mais, o restante!

Ad Hoc, significa: para isto, para esse fim específico. Frase muito utilizada no Direito.

Vade Mecum, origina-se de uma expressão em Latim que significa "anda comigo" ou "vem comigo", também poddendo ser um livro de referência e de uso muito frequente que instrui o leitor a fazer tarefas específicas.

Lato sensu, signiifica: em sentido amplo


Mea Culpa, simples não? Mea=minha Culpa=culpa xD


Per Capita, significa Por Cabeça, existem várias variações na nossa língua que usam Per Capita. E também aí que vocês veêm o sentido na palavra Decapitação, já que Capita é cabeça xD


Status Quo, bastante utilizado não? Quer dizer: Status de quem, ou seja o que essa pessoa é? O que ela fez? Qual sua reputação? O Status na nossa língua é o puro Status do latim, sem derivadas. ;-)

As explicações estão magnifícas, mas, porém todavia, por conseguinte, em todo caso, tenho que ir, pois hoje tenho 2 provas (Qualidade nas Organizações e Estágio Supervisionado 1) e tenho que estudar nem que seja um pouquinho xD. Agora só falta vocÊs comentarem para eu saber qual é a Vox Populi(Voz do povo) sobre meu artigo :-)

Gostaria de deixar uma abraço, para o meu Mestre e Ex-Professor Elvite, que me iniciou nesta incrível língua que é o Latim, que me faz compreender as coisas mais facilmente, que torna as línguas com origem em Latim mais acessivéis e Facéis para o aprendizado, também pela grande aquisição de cultura ao qual estou tendo a mergulhar no Latim!

Amplexos para todos também, []'s  <-(abraços)









Um comentário:

  1. Betol só tu mesmo massa agr deu p/ entender a lingua latim pelo menos um pouco!

    ResponderExcluir